quarta-feira, 18 de julho de 2012

Atividade 1.1 e 1.2


Atividade 1.1
Tecnologias na Sociedade,na vida e na Escola

A Tecnologia e o Conhecimento nas Escolas Atualmente.

          As novas tecnologias usadas na educação que já estão ficando velhas! - deverão receber um novo incentivo com a possibilidade de conhecer e saber lidar, ter conhecimentos da tecnologia digital, que poderá ter um impacto ainda maior no processo do ensino aprendizagem . Será outra revolução que os educadores terão que enfrentar sem ter digerido totalmente o que as novas tecnologias têm para oferecer. E a questão fundamental é recorrente: sem o conhecimento técnico não será possível implantar soluções pedagógicas inovadoras e sem o pedagógico os recursos técnicos disponíveis não serão adequadamente utilizados.
Apesar das sofisticações tecnológicas sejam ainda maiores o domínio técnico e pedagógico não deve acontecer de forma separado. É irreal pensar em ser um especialista em informática e só depois tirar proveito desse conhecimento nas atividades pedagógicas. O ideal é quando os conhecimentos técnicos e pedagógicos crescem juntos simultaneamente um demandando novas idéias do outro.
Um outro aspecto importante no processo de aprendizagem nos dias de hoje é a especificidade de cada tecnologia com relação as aplicações pedagógicas.
O educador deve conhecer o que cada uma dessas facilidades tecnológicas tem a oferecer e como pode ser explorada em referentes situações educacionais. Por exemplo, o aluno pode estar buscando informações, na rede Internet, na forma de texto, vídeo ou gráficos, colocando-as na elaboração de uma multimídia sem ter criticado ou refletido sobre os diferentes conteúdos utilizados. Com isso, a multimídia pode ter um efeito atraente, mas ser vazia do ponto de vista de conteúdos relevantes ao tema que exige uma competência mais critica na perspectiva conjuntiva social. Nesse aspecto a experiência pedagógica é fundamental. O saber usar das técnicas de informática para a realização dessas atividades e sabendo o que significa construir conhecimento, o professor deve indagar se o uso da mídia estar ou não contribuindo para a construção de novos  aprendizados com sentido. Essa visão critica, em geral não tem sido exigida nas atividades de uso da informática e ela não pode ser feita pelo computador. Essa reflexão crítica cabe ao professor.
Precisamos acreditar na formação continuada do professor para que ele saiba orientar e desafiar o educando, e que o uso das novas tecnologias contribuam para aquisição de novos conhecimentos, como também criar condições para a construção de conhecimento sobre os aspectos de aplicação das TIC´s digital, entender por que e como integrar essas ferramentas na sua prática, proporcionar as bases para superar barreiras de ordem administrativa pedagógicas, possibilitando a transição de um sistema fragmentado de ensino para uma abordagem integradora de informação contextualizadas, compatibilizando as  necessidades do aluno e os objetivos pedagógicos que se dispõe a atingir.
O desafio da formação é universalizar o conhecimento para adquirir simultaneamente habilidades e competências técnicas e pedagógicas. Essa preparação é fundamental para a educação adquirir novas formas de aprender e de relacionar-se com o saber e deixar de se basear na transmissão da informação apenas, para incorporar também aspectos de construção do conhecimento mais critico reflexivo pelo educando, usado para isso as tecnologias digitais com mais autonomia, que estão cada vez mais presente em nossa sociedade.

Atividade 1.2 

QUEM SOU COMO PROFESSOR APRENDIZ?         

Ser professor Hoje?


      Ser professor hoje é uma tarefa bem difícil, principalmente quando o profissional é um mediador da aprendizagem e participa ativamente do processo de aprender, incentivando a busca de novos saberes, sendo detentor de senso crítico, conhecendo profundamente o campo do saber que pretende ensinar, além de ser capaz de produzir novos conhecimentos, através da realidade que o cerca. Percebe, quanta coisa um único professor deve obter, sendo que isso não é tudo, existem mais inúmeras coisas que ele precisa, como paciência, criatividade, humildade, carisma, domino próprio e de público.

            Ser profissional hoje é principalmente saber, todo dia, renovar a profissão.
Com tudo isso, será que o professor deve ser visto como a única fonte de saber? Não o professor de verdade sabe provocar curiosidade, ensina a pesquisar, a usar o que se aprende em situações novas, transformando o aprender em compreender.
Portanto, notamos que a profissão docente é uma das mais difíceis, pois temos desafios todos os dias, como ensinar o aluno a pensar, a pesquisar, etc. Até mesmo o professor aprende todos os dias, e a formação continuada deve ser constante na vida dele. O problema é a velocidade com que as coisas acontecem hoje, e portanto, para dar conta de um mundo que muda cada vez mais rápido, não há nada mais importante do que saber pensar e estar sempre bem informado.



Comentando textos de colegas de curso


ADRIANA DE SOUZA LUCENA 
SER  PROFESSOR HOJE?

É ser antes de tudo um educador, pois o educador reúne condições que ser somente professor não resolve, uma delas é a humildade. Humildade não para acomodação , mas para admitir que cada aluno ou colela seu tem sempre algo a adicionar no seu fazer pedagógico.

Diante dese contexto, achei muito pertinente a reflexão que a escritora Maria Umbelina Caiafa Salgado fez, ao escrever que um professor precisa ser crítico dentro da sua prática, pois a sua prática se reflete na sociedade.

E, como bem colocou a colega Lucrécia, "Tem que gostar! Eu gosto...



meu comentário:

DIANA,DIANA COMO DIZIA LAIS ! Minha amiga você realmente ama muito o que faz eu sou testemunha disso, da sua rotina de trabalho e do seu resultado no final de cada etapa. E muito lhe admiro por essa profissional maravilhosa que você é,cuidadosa, preocupada,cuida bem trata e sua humildade é sem tamanho. Um Abraço,Suely Brandão



ALEX SANDRO COSTA FEITOSA Apr 10 2012 11:10:51:000PM
Vejo hoje o educador como um orientador, um sinalizador de possibilidades onde ele também está envolvido, onde ele se coloca como um dos exemplos das contradições e da capacidade de superação que todos possuem.
O educador é um testemunho vivo de que podemos evoluir sempre, ano após ano, tornando-nos mais humanos, mostrando que vale a pena viver.
Numa sociedade em mudança acelerada, além da competência intelectual, do saber específico, é importante termos muitas pessoas que nos sinalizem com formas concretas de compreensão do mundo, de aprendizagem experimentada de novos caminhos, de testemunhos vivos –embora imperfeitos- das nossas imensas possibilidades de crescimento em todos os campos.
Isso implica ter a oportunidade de me ver como sujeito de um novo desafio, no que tange a construção de conhecimento: estudo, atualização, articulação de potencialidades.




meu comentário:

Oi Alex muito lhe admiro como educador e concordo com você na questão do envolvimento profissional da construção de possibilidades de superação junto ao educando,evoluindo, e se preparando constantemente para os desafios e não esquecendo de ser muito humano nessa caminhada. Um Abraço, Suely Brandão.


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