Atividade 1.1
Tecnologias na Sociedade,na vida e na Escola
A Tecnologia e o Conhecimento
nas Escolas Atualmente.
As novas tecnologias usadas na
educação que já estão ficando velhas! - deverão receber um novo incentivo com a
possibilidade de conhecer e saber lidar, ter conhecimentos da tecnologia
digital, que poderá ter um impacto ainda maior no processo do ensino
aprendizagem . Será outra revolução que os educadores terão que enfrentar sem
ter digerido totalmente o que as novas tecnologias têm para oferecer. E a
questão fundamental é recorrente: sem o conhecimento técnico não será possível
implantar soluções pedagógicas inovadoras e sem o pedagógico os recursos
técnicos disponíveis não serão adequadamente utilizados.
Apesar das
sofisticações tecnológicas sejam ainda maiores o domínio técnico e pedagógico
não deve acontecer de forma separado. É irreal pensar em ser um especialista em
informática e só depois tirar proveito desse conhecimento nas atividades
pedagógicas. O ideal é quando os conhecimentos técnicos e pedagógicos crescem
juntos simultaneamente um demandando novas idéias do outro.
Um outro aspecto
importante no processo de aprendizagem nos dias de hoje é a especificidade de
cada tecnologia com relação as aplicações pedagógicas.
O educador deve conhecer
o que cada uma dessas facilidades tecnológicas tem a oferecer e como pode ser
explorada em referentes situações educacionais. Por exemplo, o aluno pode estar
buscando informações, na rede Internet, na forma de texto, vídeo ou gráficos,
colocando-as na elaboração de uma multimídia sem ter criticado ou refletido
sobre os diferentes conteúdos utilizados. Com isso, a multimídia pode ter um
efeito atraente, mas ser vazia do ponto de vista de conteúdos relevantes ao
tema que exige uma competência mais critica na perspectiva conjuntiva social.
Nesse aspecto a experiência pedagógica é fundamental. O saber usar das técnicas
de informática para a realização dessas atividades e sabendo o que significa
construir conhecimento, o professor deve indagar se o uso da mídia estar ou não
contribuindo para a construção de novos aprendizados
com sentido. Essa visão critica, em geral não tem sido exigida nas atividades
de uso da informática e ela não pode ser feita pelo computador. Essa reflexão
crítica cabe ao professor.
Precisamos acreditar
na formação continuada do professor para que ele saiba orientar e desafiar o
educando, e que o uso das novas tecnologias contribuam para aquisição de novos conhecimentos,
como também criar condições para a construção de conhecimento sobre os aspectos
de aplicação das TIC´s digital, entender por que e como integrar essas
ferramentas na sua prática, proporcionar as bases para superar barreiras de
ordem administrativa pedagógicas, possibilitando a transição de um sistema
fragmentado de ensino para uma abordagem integradora de informação
contextualizadas, compatibilizando as
necessidades do aluno e os objetivos pedagógicos que se dispõe a
atingir.
O desafio da formação
é universalizar o conhecimento para adquirir simultaneamente habilidades e
competências técnicas e pedagógicas. Essa preparação é fundamental para a
educação adquirir novas formas de aprender e de relacionar-se com o saber e
deixar de se basear na transmissão da informação apenas, para incorporar também
aspectos de construção do conhecimento mais critico reflexivo pelo educando,
usado para isso as tecnologias digitais com mais autonomia, que estão cada vez
mais presente em nossa sociedade.
Atividade 1.2
QUEM SOU COMO PROFESSOR APRENDIZ?
Ser professor Hoje?
Ser professor hoje é uma tarefa bem difícil, principalmente quando o
profissional é um mediador da aprendizagem e participa ativamente do
processo de aprender, incentivando a busca de novos saberes, sendo detentor de
senso crítico, conhecendo profundamente o campo do saber que pretende ensinar,
além de ser capaz de produzir novos conhecimentos, através da realidade que o
cerca. Percebe, quanta coisa um único professor deve obter, sendo que isso não
é tudo, existem mais inúmeras coisas que ele precisa, como paciência,
criatividade, humildade, carisma, domino próprio e de público.
Ser
profissional hoje é principalmente saber, todo dia, renovar a profissão.
Com tudo isso, será que o professor deve ser visto como a única fonte de
saber? Não o professor de verdade sabe provocar curiosidade, ensina a
pesquisar, a usar o que se aprende em situações novas, transformando o aprender
em compreender.
Portanto, notamos que a profissão docente é uma das mais difíceis, pois temos
desafios todos os dias, como ensinar o aluno a pensar, a pesquisar, etc. Até
mesmo o professor aprende todos os dias, e a formação continuada deve ser
constante na vida dele. O problema é a velocidade com que as coisas acontecem
hoje, e portanto, para dar conta de um mundo que muda cada vez mais rápido, não
há nada mais importante do que saber pensar e estar sempre bem informado.
Comentando textos de colegas de curso
ADRIANA DE SOUZA LUCENA
SER PROFESSOR HOJE?
É ser antes de tudo um educador, pois o educador reúne condições que ser somente professor não resolve, uma delas é a humildade. Humildade não para acomodação , mas para admitir que cada aluno ou colela seu tem sempre algo a adicionar no seu fazer pedagógico. Diante dese contexto, achei muito pertinente a reflexão que a escritora Maria Umbelina Caiafa Salgado fez, ao escrever que um professor precisa ser crítico dentro da sua prática, pois a sua prática se reflete na sociedade. E, como bem colocou a colega Lucrécia, "Tem que gostar! Eu gosto... |
meu comentário:
ALEX SANDRO COSTA FEITOSA Apr 10 2012 11:10:51:000PM
Vejo hoje o educador como um
orientador, um sinalizador de possibilidades onde ele também está envolvido,
onde ele se coloca como um dos exemplos das contradições e da capacidade de
superação que todos possuem.
O educador é um testemunho vivo de
que podemos evoluir sempre, ano após ano, tornando-nos mais humanos,
mostrando que vale a pena viver.
Numa sociedade em mudança acelerada,
além da competência intelectual, do saber específico, é importante termos
muitas pessoas que nos sinalizem com formas concretas de compreensão do
mundo, de aprendizagem experimentada de novos caminhos, de testemunhos vivos
–embora imperfeitos- das nossas imensas possibilidades de crescimento em
todos os campos.
Isso implica ter a oportunidade de me
ver como sujeito de um novo desafio, no que tange a construção de
conhecimento: estudo, atualização, articulação de potencialidades.
|
meu comentário:
Nenhum comentário:
Postar um comentário