Realizamos uma atividade com colegas de
trabalho, pois no momento estou exercendo a função de técnica pedagógica na
Secretaria Municipal de Educação, o que torna difícil a realização desta tarefa
envolvendo aluno. Eles deverão criar um blog e alimentá-lo com postagens,
vídeos, fotos, enfim, como desejarem.
OBJETIVO
Associar as novas tecnologias no cotidiano
escolar, tanto para o docente quanto para o discente, através da construção de
blogs destinados ao armazenamento de conteúdos didáticos e outras informações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü
Inserir as novas tecnologias nas práticas
educacionais;
ü
Observar a familiarização do educando com os
recursos tecnológicos;
ü
Estimular a curiosidade das crianças e
adolescentes sobre o conteúdo estudado;
PROCEDIMENTOS METODÓLOGICOS
- Aquisição de conhecimento histórico sobre ferramentas das novas tecnologias;
- Aprimoramento do domínio dos computadores para novas finalidades que não sejam pesquisas ou passatempo;
- Criação de
textos com normas da língua portuguesa para postagens.
- Produção de material didático como textos e
slides para publicação no blog, onde os professores e alunos desfrutarão dessas
ferramentas para incrementar e ou trabalhar as aulas.
SITUAÇÃO DIDÁTICA
Para os blogs serem criados pelos colegas,
seguiremos as seguintes etapas de planejamento:
1- Na sala de aula todos receberão um histórico sobre blog: quando surgiu, por quê, e como funciona.
1- Na sala de aula todos receberão um histórico sobre blog: quando surgiu, por quê, e como funciona.
2- Na etapa seguinte, eles deverão listar
suas preferências. Entre elas, o professor os auxilia a escolher um perfil para
o blog que deverão criar.
3- A próxima etapa, e a última, antes da criação do blog, é a escolha de possíveis nomes para seu blog, lembrando sempre que, por ser de fácil de criação, existem inúmeros blogs com os mais variados nomes. A necessidade de se criar um nome que ainda não foi utilizado, com um sentido para o perfil do blog e a facilidade de ser lembrado (motivo pelo qual alguns blogs têm mais ou menos acesso) são muito importantes.
3- A próxima etapa, e a última, antes da criação do blog, é a escolha de possíveis nomes para seu blog, lembrando sempre que, por ser de fácil de criação, existem inúmeros blogs com os mais variados nomes. A necessidade de se criar um nome que ainda não foi utilizado, com um sentido para o perfil do blog e a facilidade de ser lembrado (motivo pelo qual alguns blogs têm mais ou menos acesso) são muito importantes.
4- A primeira atitude do professor é levantar
com antecedência quais os colegas que já possuem e-mail que acesse alguma conta
do Google (gmail, Orkut, etc). O que não possui esses tipos de e-mail ou
nenhum, deverá criá-los no endereço www.gmail.com, de maneira grátis.
5- Uma vez todos possuindo seus e-mail de
conta Google, abre-se o site www.blogger.com, e peça para efetuarem o login com
seus e-mails. A partir daí, o professor direciona, com o auxílio de um data show, o passo a passo
para a criação de um blog.
Eventualmente, os nomes dos blogs escolhidos
pelos alunos em sala de aula podem estar sendo utilizados por outros usuários.
Por isso a necessidade de cada um escolher com antecedência várias opções para
seu blog. Quando um nome não estiver livre, ele tenta outro, sem perder tempo
pensando ali, na hora.
6- Após terem realizados todas as etapas para a criação do blog, o endereço será o seguinte: //(seu_nome).blogspot.com. Passa-se para a próxima etapa: as postagem e manutenção do blog.
6- Após terem realizados todas as etapas para a criação do blog, o endereço será o seguinte: //(seu_nome).blogspot.com. Passa-se para a próxima etapa: as postagem e manutenção do blog.
7- O professor (se possível, com o data show)
explica todos os detalhes das configurações, como editar e as postagens de
texto, imagem, vídeo e som.
8- Lembrar que esse blog faz parte num primeiro momento de um projeto pedagógico, portanto, todos devem ter o cuidado de alimentá-lo com material de qualidade.
8- Lembrar que esse blog faz parte num primeiro momento de um projeto pedagógico, portanto, todos devem ter o cuidado de alimentá-lo com material de qualidade.
RECURSOS
ü Data
show;
ü revistas
ü jornais
ü Livros
ü Internet;
ü Computador;
ü Vídeos;
ü
Hipertextos;
AVALIAÇÃO
- Acesso ao Blog de alguns alunos
- Interesse e participação na sala de informática
- Acompanhar cada etapa de criação do Blog
- Blog do aluno com algumas postagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário