quarta-feira, 18 de julho de 2012

atividade 2.6 - PLANEJANDO ATIVIDADE EM HIPERTEXTO



 Realizamos uma atividade com colegas de trabalho, pois no momento estou exercendo a função de técnica pedagógica na Secretaria Municipal de Educação, o que torna difícil a realização desta tarefa envolvendo aluno. Eles deverão criar um blog e alimentá-lo com postagens, vídeos, fotos, enfim, como desejarem.

OBJETIVO

Associar as novas tecnologias no cotidiano escolar, tanto para o docente quanto para o discente, através da construção de blogs destinados ao armazenamento de conteúdos didáticos e outras informações.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Inserir as novas tecnologias nas práticas educacionais;

ü  Observar a familiarização do educando com os recursos tecnológicos;

ü  Estimular a curiosidade das crianças e adolescentes sobre o conteúdo estudado;


 PROCEDIMENTOS METODÓLOGICOS

- Aquisição de conhecimento histórico sobre ferramentas das novas tecnologias;
- Aprimoramento do domínio dos computadores para novas finalidades que não sejam pesquisas ou passatempo;
- Criação de textos com normas da língua portuguesa para postagens.
- Produção de material didático como textos e slides para publicação no blog, onde os professores e alunos desfrutarão dessas ferramentas para incrementar e ou trabalhar as aulas.


SITUAÇÃO DIDÁTICA

Para os blogs serem criados pelos colegas, seguiremos as seguintes etapas de planejamento:

1- Na sala de aula todos receberão um histórico sobre blog: quando surgiu, por quê, e como funciona.
2- Na etapa seguinte, eles deverão listar suas preferências. Entre elas, o professor os auxilia a escolher um perfil para o blog que deverão criar.
3- A próxima etapa, e a última, antes da criação do blog, é a escolha de possíveis nomes para seu blog, lembrando sempre que, por ser de fácil de criação, existem inúmeros blogs com os mais variados nomes. A necessidade de se criar um nome que ainda não foi utilizado, com um sentido para o perfil do blog e a facilidade de ser lembrado (motivo pelo qual alguns blogs têm mais ou menos acesso) são muito importantes.
4- A primeira atitude do professor é levantar com antecedência quais os colegas que já possuem e-mail que acesse alguma conta do Google (gmail, Orkut, etc). O que não possui esses tipos de e-mail ou nenhum, deverá criá-los no endereço www.gmail.com, de maneira grátis.
5- Uma vez todos possuindo seus e-mail de conta Google, abre-se o site www.blogger.com, e peça para efetuarem o login com seus e-mails. A partir daí, o professor direciona,  com o auxílio de um data show, o passo a passo para a criação de um blog.
 Eventualmente, os nomes dos blogs escolhidos pelos alunos em sala de aula podem estar sendo utilizados por outros usuários. Por isso a necessidade de cada um escolher com antecedência várias opções para seu blog. Quando um nome não estiver livre, ele tenta outro, sem perder tempo pensando ali, na hora.
6- Após terem realizados todas as etapas para a criação do blog, o endereço será o seguinte: //(seu_nome).blogspot.com. Passa-se para a próxima etapa: as postagem e manutenção do blog.
7- O professor (se possível, com o data show) explica todos os detalhes das configurações, como editar e as postagens de texto, imagem, vídeo e som.
8- Lembrar que esse blog faz parte num primeiro momento de um projeto pedagógico, portanto, todos devem ter o cuidado de alimentá-lo com material de qualidade.

RECURSOS
ü  Data show;
ü  revistas
ü   jornais
ü  Livros
ü  Internet;
ü  Computador;
ü  Vídeos;
ü  Hipertextos;


AVALIAÇÃO

- Acesso ao Blog de alguns alunos
- Interesse e participação na sala de informática
- Acompanhar cada etapa de criação do Blog
- Blog do aluno com algumas postagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário